Deixando a minha admiração pessoal por Jennifer Lawrence de lado, vamos encarar fatos, okay?
Por que "The Silver Linings Playbook" é simplesmente o filme perfeito?
***AVISO: Se você ainda não assistiu ao filme, pare por aqui! Esta matéria contém spoilers.***
The Silver Linings Playbook (O lado bom da vida, no Brasil) recebeu oito indicações ao Oscar, concorrendo nas categorias: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição. Vencendo apenas na categoria Melhor Atriz, graças ao talento de Jennifer Lawrence.
Respondendo a pergunta que dá título a matéria, vamos analisar alguns fatos;
→ A história original: escrito por Matthew Quick, o romance SLP traz uma trama incrível narrada por Pat (personagem principal) a história ganha uma visão de mundo totalmente diference, um tanto inocente para um homem de 30 e poucos anos, tentando encontrar seu caminho de volta a "sanidade social". Jornada essa que ele divide ao lado de uma mulher alguns anos mais velha que ele, viúva, e sem "papas na língua".
→ O roteiro: para os amantes da leitura, não é novidade nenhuma que o livro é sempre melhor do que o filme, pelo menos comigo sempre foi assim. O livro nos permite ir mais além, pois hipoteticamente nós somos os diretores, nós damos rosto e forma aos personagens, e deixamos nossos sentimentos se misturarem com os deles. Mas David O. Russel nos surpreende dando um toque de comédia, ao que poderia ser o maior drama de todos os tempos. Embora tenha sentido falta de alguns diálogos que só vi no livro, eu não poderia imaginar outro roteiro para o filme.
→ O elenco: recheado de grandes atores o elenco de SLP conta com Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Jacki Weaver, Chris Tucker e a eterna Kat Stratford (10 coisas que eu odeio em você) Julia Stiles.
Jennifer Lawrence, se você ainda não entendeu o porquê Jennifer ganhou o Oscar de melhor atriz, eu explico. Tanto no livro como no filme a personagem de Tiffany além de ter seus 30 e quase 40 anos, ela é uma viúva que não está reagindo muito bem à morte prematura do marido e ao desemprego. Isso é algo que não está explicito no filme, mas nós podemos perceber isso através da atuação de Lawrence que traz por trás de cada frase e ação de Tiffany um passado de lembranças e de dolorosas perdas.
Robert De Niro, deu o toque certo de drama que o filme precisava, enquanto Chris Tucker trazia comédia em cada fala. Julia Stiles não aparece muito, para falar a verdade, mas isso não importa, porque ela sempre será a Kat Stratford para mim, desculpem, mas esse papel marcou ela.
→ Drama familiar: todo filme que anseia atrair o grande publico precisa ter medidas certas de drama, um drama familiar sempre atrai pessoas de diferentes idades, pois como dizem, família é tudo igual, o que muda é o endereço, a classe social e a cultura. Esse filme traz a tentativa de um pai de se reconectar com seu filho, assim com a de um filho "mentalmente perturbado" de se aceito pela família como um ser humano normal.
→ Romance e dança: música sempre traz mais vigor a vida e não seria diferente nos filmes, a música é responsável pelo clímax das cenas românticas, de suspense e ação. SLP traz muito mais que música e romance, ele traz a dança (eu particularmente AMO dança de salão, então) e com a dança vem a cura de dois corações que nem sabiam o quanto precisavam um do outro até se reencontrarem em um outro ponto de suas vidas.
→ Lição de vida: certamente o filme assim como o livro (faço menção ao livro pois ele é diferente do filme em muitas partes, mas ambos são incríveis) trazem uma lição de vida incrível que nos mostra que se a vida não está funcionando da maneira que você tem vivido, você pode e deve recomeçar, reconstruir, reinventar.
Curiosidades: → Russell pretendia filmar a trama com Vince Vaughn e Zooey Deschanel nos papéis principais, mas decidiu dar uma pausa no projeto para dedicar-se ao filme The Fighter;
→ Quanto à Jennifer Lawrence, inicialmente Russell não acreditava que a atriz era adequada para o papel, depois que ela fez seu teste para o papel via Skype, o diretor mudou completamente de opinião;
→ SLP conseguiu um feito considerável: ser indicado em todas as 4 categorias de atuação do Oscar, o último filme que havia conseguido esse feito foi Reds, em 1981.
P.S: Para quem gostou de ver Cooper e Lawrence atuando juntos, temos uma ótima noticia: Lawrence também está escalada para o novo filme de Russel, Asbcam, cujo as gravações começam na próxima semana. Ansiosos?
Obs.: Comentários são bem-vindos!
Que materia maravilhosa,Lu. Adorei! Nossa, eu perdi a conta de quantas vezes ja assisti este filme. Como dizem em Hollywood e a melhor "comedia" romantica desde Annie Hall do Woody Allen que revolucionou o genero. E a JLAW e considerada o talento mais impressionante que apareceu nas ultimas decadas. Ela causou quando conseguiu este papel, que estava sendo disputado pela Angelina Jolie que nao gostou nada de ter perdido para a jovem Jenn. Mas, sinceramente ninguem faria melhor que ela e Bradley. Lugar certo, hora certa! Como BCoop disse no making of do filme: this is a life changing experience. e foi mesmo! To super ansiosa para ver o proximo filme, acho que estreia ja em dezembro deste ano. E provavelmente os dois lindos voltarao contudo na Award season tb,ne?! Obrigada pelo artigo. To muito viciada no filme. apaixonada eu diria. Adorei!
ResponderExcluir