segunda-feira, julho 08, 2013

E conhecereis a verdade, e ela vós libertará.

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." - João 8:32. Que verdade é essa a qual Jesus se referia? Do que devemos ser libertados? Talvez naquele tempo essas palavras foram dirigidas ao seus discípulos, e não a nós. Mas a palavra de Deus se renova, ela tem vida e é eficaz, se aplica a cada um de nós, não importa em que ano nasçamos ou em que sociedade vivamos, a palavra de Deus ainda terá valor.

Ao ler o livro A Travessia de Wm. Paul Young, eu aprendi que a verdade é relativa. Se você acreditar fielmente em algo aquilo se tornará real e verdadeiro para você, embora aos olhos dos demais não seja visto da mesma forma. É por isso que encontramos tantas rachaduras na parede da sociedade, tantos partidos políticos, tantos pensamentos diferentes.


Como sabermos então o que é verdade de verdade? Pergunta boba e quase infantil, mas a realidade é que poucos adultos, sábios ou filósofos encontrarão resposta para tal. Simplesmente porque além de relativa a verdade é complexa. Por isso muitos filósofos a deixam pairando no ar no formato de um grande ponto de interrogação. Você já tentou resolver um problema de matemática do qual você não tinha a resposta? Daqueles tão, mais tão complexos que deixam até mesmo os professores em duvida? Então nos deixamos guiar pela lógica, pelos cálculos e encontramos, se não o certo, pelo menos o resultado mais cabível a situação. O mesmo acontece na vida. Como cristã eu não posso fazê-lo crer nas mesmas coisas que eu, eu posso todavia lhe explicar o por quê creio no creio e vivo da maneira que vivo. É pura lógica!

Muitos se questionam: "por que na Bíblia há tantas proibições?" Porém o que muitos vêm como proibições eu vejo como conselhos, temos que entender que Deus acima de tudo é Pai, e como todo Pai, Ele quer nos proteger, então Ele nos adverte dos perigos da vida, das tentações, dos caminhos que nos levarão a queda; mas também assim como todo pai, Deus nem sempre passa a mão sobre as nossas cabeças, não! Ele permite que passemos por momentos difíceis, o que não significa castigo, mas sim aprendizado. Seu pai (ou mãe) não faz o dever de casa por você, faz? Ele não vai cair da bicicleta no seu lugar, vai? Ele não irá procurar emprego para você, irá? Da mesma forma Deus, nem sempre Ele irá dar tudo de "mão beijada" para você, mas Ele estará sempre ali quando você precisar.

Se eu estou escrevendo para alguém que é já é cristão, compartilhem essa mensagem; se você não é cristão, mas tem um grande problema para ser resolvido, refaça os cálculos, repense suas escolhas, e dê uma chance para esse Deus entrar na sua vida, habitar em seu coração e renovar seu entendimento!









1 comments: